VivenLLUT magazine

segunda-feira, 21 de abril de 2008

     Fotografia . . .
 A fotografia é algo que sempre me chamou a atenção. Desde muito moleque eu já viajava forte nas fotografias dos álbuns da minha mãe, nas fotografias de revistas e onde é que eu as visse.
Lembro-me de ficar olhando, encontrando detalhes no cenário (sempre preferi os naturais, os artificiais, feito para fotos mesmo, como os para propagandas nunca foram de meu agrado), dos personagens em primeiro plano, dos que estavam passando por ali na hora da foto, dos objetos que faziam parte de toda a cena. Era realmente incrível como uma única foto me prendia por tanto tempo, principalmente se ela abordasse um assunto que me chamasse a atenção.
Lembro-me certa vez, quando folheava uma revista dessas semanais, e fiquei muito tempo reparando em uma imagem que fora marcante para mim. Eu devia ter os meus 8 anos de idade e aquela imagem de uma criança desnutrida, magrela como se tivesse só pele e osso, me chocou de uma certa forma que nunca mais me esqueci daquela cena. Era uma foto feita provavelmente em um campo de refugiados ou coisa do tipo. Como era muito jovem não me lembro de detalhes e de onde era realmente a foto e do que provinha a situação em que se encontrava a criança - provavelmente algum conflito no continente africano - mas me fez ter interesse pelo assunto (guerras civis, apartheid, discriminação . . .), uma única foto fez com que eu ficasse com isso na cabeça até hoje. Esse é um dos motivos, fora os outros milhares do ponto de vista artístico que fazem a fotografia me encher a mente de todo o tipo de sentimento.
Quero esclarecer aqui que não sou fotografo - e acho que pelas minhas fotos ja se pode notar isso - e muito menos tenho aspirações para ser, mas gosto muito de retratar algumas de minhas visões do cotidiano ou eventualmente de algo que me chame a atenção e eu tenha a oportunidade de fotografar. Agradeço ainda ao fotografo Daniel Smorigo que é um dos melhores fotógrafos de surfe do país e um grande amigo, que me deixou uma sony cyber-shot DSC-F707 com a qual eu fiz essas fotos. Espero publicar em breve fotos dele (Daniel Smorigo), e de amigos que fazem fotos que eu gosto muito também como, Otavio Neto, Fabio Bitão, Carol Campos( uma guria com um talento incrível), Marcos Sifu, Cassio Sanches e outros.  Obrigado por perder um pouco de seu tempo lendo e viajando nesse humilde blog.


<span class=blue room">

Nenhum comentário: