VivenLLUT magazine

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sincronia - por JonnyZeb

Sincronia1




Sincronia2

Artes das capas. Frente e o verso.
Criadas por Fernando Moura.



Gustavo-Schlickmann-Sincronia
Uma das cenas cabreiras do filme. O protagonista exibindo uma face estarrecedora de seu talento, um poderoso Backside 360 air que poucos ousam em completar.


Me diz agora. O que você espera de um filme de surfe? Apenas as manobras?
E se eu por manobras iradas de um surfista muito bom ao som de Ivete Sangalo, você vai gostar? A resposta, eu creio, é que ficaria chocado e provavelmente não gostaria. Mas muitos estão acostumados em ver sempre a mesma linha de filmes de surfe. Ou algo progressivo e contemporâneo como um filme de Taylor Steele ou algo tipo um documentário como os filmes de Jack Mackoy, ou a cópia de algum dos dois. Algumas produtoras trabalham ou já trabalharam em abordagens diferentes para filmes de surfe. A Snapping Turtle Productions, na minha opinião, fazia alguns dos melhores filmes. Bom exemplo disso são os filmes produzidos por ela dos surfistas Andy Irons (Raw Irons MCD 1999) e Chris Ward (Psicho Ward Rusty 1998) que são clássicos muito bons e tem uma linha de edição incrivelmente original para a época, sem falar dos Voluptuous - Big Movie e Double D - . A ...Lost entertainment lançou uma série de filmes originais inspirados na cena Punk e Hard Core californiana dos anos 90 e lançou filmes incríveis com performances de muitos surfistas que eram desconhecidos por nós até então. Quantas pessoas não torceram o nariz para o surfe de de Justin Matteson ou Joe Crimo e disseram que aquilo não era surfe. Como poderiam ser tão cegos? Como não entender a evolução? Em 1994 a Volcom lançou seu Stoney Baloney,(na época a estrela maior era Gavin Beshen e não Bruce Irons) um amigo me trouxe o VHS do japão e eu fiquei chocado com o que vi. As musicas, a edição, os filtros, tudo era novo pra mim em videos de surfe e naquele momento mudei minha percepcão em relação a abordagem do surfe. Vi Frankenplasm e Magnaplasm - nesse ultimo eu fiquei pirado. Aquelas imagens entre as sessões, os plug-ins usados com harmonia, animações, loucuras de pedra, Stone! - e vi todos os outros filmes e sempre fiquei a imaginar como eles ( a volcom entertainment ) evoluiriam "disso" pra "isso" nos anos que viriam.
. . .
Eu tive o prazer de ver o novo filme do Estudio Coletivo JonnyZeb Alternate , Sincronia, filme de um surfista que desde muito criança já mostrava que evolução e controle fariam parte em sua caminhada pelas ondas do oceano. Gustavo ou Gu Shllikmann, mostra-nos agora que essa afirmação era pra lá de verdadeira. Com uma base sólida e drive preciso, Gu é capaz de pegar uma velocidade que o arremessa para aéreos incrivelmente plásticos e lindos, altos e técnicos, voltando com uma precisão digna do skate. E nesse filme, vi o que esperava de uma produtora gringa como a Volcom (entertainment) na continuação dos seus filmes.
Sincronia, um filme Brasileiro que foi construído desde a suas mais vagas ideias ao filme finalizado, com muita percepção, minimalismo e muito talento pelo Editor-Diretor Bruno Bez e seus parceiros e amigos em todo o trajeto traçado por essa linha de edição. Usando os recursos que tinha, envolvido em seu mundo de criação B.Bez lança o filme sem vendê-lo e sem patrocínios. ( achei estranho dado que o filme é de um membro do time da própria volcom, mas a do Brasil) Mas isso não é nada relevante quando entendemos a essência de algo que ainda estaria por vir não fosse a criatividade, todo amor a arte, antes de tudo e toda a visão de pessoas que não dançam o axé nos dado de cada dia.( perdoe-me dançarinos e ao estilo axé ) Desde o inicio, quando começamos a nos perguntar que lisergia/mosaica/calendoscópia é essa? e derepente vislumbramos a verdadeira natureza que a cena nos trás a tona. Um gafanhoto a caminhar, para tras, por um vidro de uma janela num dia chuvoso e outras abordagens incrivelmente criativas envolvendo natureza e morte, instinto e sobrevivência, quando cai a ficha que nos mostra o que estamos a fazer ali se não a apreciar uma performance digna de um grande talento do surfe. Em sua primeira manobra, um absurdo Fs grab 360 air, Gu já nos mostra que não esta pra brincadeira e que com ele o Bagulho é Louco! Essa manobra mesmo, esta no pé, como podemos perceber ao longo do filme. É um mais bizarro que o outro. Um pouco depois desse primeiro, presenciamos um Bs 360 air monstruoso, de bico pra areia, e não para mais. Os filtros usados, a musica e as imagens caminham em uma harmonia incrível ao longo de todo o filme. A abordagem artística nos transporta para um novo olhar e um novo modo de admirar toda a linha e manobras agressivas de Gu e seus amigos. Ricardo Wendhausen esculacha tudo com seu estilo insano e suas manobras que chegam ao deboche de tão iradas e perfeitas.

Ricardo-Wendhausen
Fs 360 air monstro de Ricardo Wendhausen (Riquinho). Um esculacho.


Fernando Moura trás sua, já clássica, linha e elasticidade dentro de um estilo que cai bem em qualquer tubo, qualquer aéreo e transforma simples paredes de ondas em pinturas belíssimas. Gui Tranquili é outro talento, quase da mesma época que Gu, com um estilo perfeito para se encontrar dentro dos tubos. Marcelo Cathcart mostra que seu surfe nunca muda, é sempre forte, versátil e estiloso. Aéreos, rebetadas, tubos e batidas verticais fazem parte de seu Power. Varios outros amigos de Gu estão presentes nesse filme ( Yuri Castro, Daniel Cortêz, Daniel Kuerten e outros...) com partes realmente muito boas. A trilha do filme é quase que toda instrumental o que da uma sensação mais surreal as imagens. Muitos são os destaques e partes que chamam a atenção, a parte progressiva de sua infância até os dias de hoje é muito bem concebida assim como a parte mais pesada do filme quando pensamos estar presenciando uma coisa e depois vemos que é completamente outra (você vai saber do que eu estou falando ).


Guilherme-Tranquilli---Sincronia copy
Gui caindo pra dentro de uma craca bizarra no sul de sua ilha.



Espero que em breve você tenha o prazer também de ver esse filme e se for o caso, pode deixar seus comentários aqui para dizer se eu tenho, ou não, razão ou se eu estou viajando. Preste atenção para não falar bobagem, pois pode ser você que venha a viajar na idéia. Bom filme.




Fernando-Moura---Sincronia copy
Fernando Moura (Fanta) e seu drive e linha impecáveis como sempre.

No final do filme uma sessão de Fernando Moura em esquerdas lisas e abrindo em seu pico da vida, a Guarda do Embaú.

Em breve publicarei o Link para o downLoad gratuito do filme aqui em ONEC!GAR.

Um comentário:

Unknown disse...

quero mais!

http://www.stompandflow.com/2009/08/12/sincronia-surf-movie/